A
liderança é um fator que também influência na motivação dos funcionários no
local de trabalho. De acordo com o perfil de liderança que for adotado nas
rotinas trabalhistas, podemos notar diferentes resultados na prestação de
serviço dos funcionários. Liderança e motivação constituem-se de ações para
conduzir pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo
no qual esse membro está inserido. Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida
no trabalho podem se tornar um problema para a organização, porque podem acabar
não desempenhando suas atividades com excelência e, com isso podem gerar resultados
insatisfatórios para os gestores da organização.
Com
o mundo globalizado em que vivemos, as empresas atuais necessitam de líderes
capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, motivando
os colaboradores e contribuindo para uma melhor produtividade. Nota-se a
necessidade de contratar líderes que tenham o perfil ideal para motivar sua
equipe, através de suas competências e habilidades funcionais, sendo capazes de
identificar e desenvolver técnicas nos funcionários e, se for preciso, motivar
os membros para o sucesso da empresa.
O artigo
buscou analisar a evolução da liderança e sua atuação no contexto
organizacional, observando as atividades do líder dentro de um ambiente de
equipe ressaltando sua importância na motivação. Levantou-se duas hipóteses, a
primeira delas: “a liderança motiva equipes: o líder deve estar preparado para
estimular sua equipe em relação ao trabalho e também para influenciar seu
comportamento de modo a se tornar mais efetivo em relação aos objetivos da
empresa”, e a segunda “a liderança é indiferente em relação à motivação de
equipes: o líder não tem o poder de motivar sua equipe, pois a motivação é algo
pessoal, ela depende de cada indivíduo”.
Não
existe liderança sem motivação, e é praticamente impossível que haja motivação,
ou seja, motivo para agir sem uma comunicação clara e direcionada. O líder
motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema
importância e sua função é estratégica para que os objetivos organizacionais
sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança não é tarefa fácil; exige muita
competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e
para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe. O líder motiva a
equipe e deve estar preparado para estimular seus integrantes em relação ao
trabalho, visando a torná-los mais efetivos em relação aos objetivos da
empresa.
Link do artigo
<http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/13/artigos/17_Roberta_e_Caroline_Prof_Ruiz_VF.pdf>
SILVA,
Caroline Machado Castilhos da; PEIXOTO, Roberta Ramalho; BATISTA, José Mauro
Ruiz.
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