segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

A liderança é um fator que também influência na motivação dos funcionários no local de trabalho. De acordo com o perfil de liderança que for adotado nas rotinas trabalhistas, podemos notar diferentes resultados na prestação de serviço dos funcionários. Liderança e motivação constituem-se de ações para conduzir pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo no qual esse membro está inserido. Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho podem se tornar um problema para a organização, porque podem acabar não desempenhando suas atividades com excelência e, com isso podem gerar resultados insatisfatórios para os gestores da organização.

Com o mundo globalizado em que vivemos, as empresas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, motivando os colaboradores e contribuindo para uma melhor produtividade. Nota-se a necessidade de contratar líderes que tenham o perfil ideal para motivar sua equipe, através de suas competências e habilidades funcionais, sendo capazes de identificar e desenvolver técnicas nos funcionários e, se for preciso, motivar os membros para o sucesso da empresa.

O artigo buscou analisar a evolução da liderança e sua atuação no contexto organizacional, observando as atividades do líder dentro de um ambiente de equipe ressaltando sua importância na motivação. Levantou-se duas hipóteses, a primeira delas: “a liderança motiva equipes: o líder deve estar preparado para estimular sua equipe em relação ao trabalho e também para influenciar seu comportamento de modo a se tornar mais efetivo em relação aos objetivos da empresa”, e a segunda “a liderança é indiferente em relação à motivação de equipes: o líder não tem o poder de motivar sua equipe, pois a motivação é algo pessoal, ela depende de cada indivíduo”.


Não existe liderança sem motivação, e é praticamente impossível que haja motivação, ou seja, motivo para agir sem uma comunicação clara e direcionada. O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança não é tarefa fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe. O líder motiva a equipe e deve estar preparado para estimular seus integrantes em relação ao trabalho, visando a torná-los mais efetivos em relação aos objetivos da empresa.

Link do artigo
<http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/13/artigos/17_Roberta_e_Caroline_Prof_Ruiz_VF.pdf>
SILVA, Caroline Machado Castilhos da; PEIXOTO, Roberta Ramalho; BATISTA, José Mauro Ruiz.

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