Este
artigo relaciona algumas variáveis que envolvem motivação dos indivíduos nos
locais de trabalho, juntamente com o incentivo que as organizações oferecem na
gestão de inovação de processo e produto. A
pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do ramo industrial localizadas em
Curitiba/PR. Buscou-se propor soluções às empresas nos aspectos de gestão do
processo produtivo, capacitação, pesquisa e desenvolvimento e engenharia
(P&D&E). O objetivo principal foi verificar a implementação de um
modelo de gestão focado no desenvolvimento das capacidades inovativas das
organizações pesquisadas, assim como propor soluções alternativas à criação de
um ambiente motivacional propício à inovação.
O
diagnóstico realizado demonstrou que as duas organizações, ao adotarem sistemas
de gestão fortemente inovativos e priorizarem as áreas de capacitação,
tecnologia e inovação de forma exógena e endógena, com base em intensivos e
permanentes programas de capacitação de seus empregados, poderão almejar
tornar-se competitivas em escala global.
O
processo de motivação nos indivíduos se dá de forma intrínseca, em que cada um
desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes,
reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o
trabalho e suas próprias vidas, sendo assim, o planejamento estratégico e
levantamentos frequentes de clima organizacional são e devem ser excelentes
ferramentas de reorganização empresarial. O que distingue empresas inovadoras
das demais é que aquelas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de
seus colaboradores, transformando-os em competitividade empresarial e não em
custos.
Referência:
VOLPATO, M.; CIMBALISTA, S.; O processo de motivação como incentivo
à inovação nas organizações; Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.3, p.85-86, set./dez. 2002
O clima organizacional é reflexo da cultura. É importante que as empresa mensurem como está o clima da sua organização, fazendo um diagnostico de como os membros se sentem e se há algum motivo para a insatisfação. Assim, a empresa poderá focar seus esforços para resolver problemas, às vezes simples, que fazem diferença na produtividade dos colaboradores.
ResponderExcluirBoa observação Jéssica. Como você disse, é importante a organização estruturar seus processos visando as necessidades dos funcionários também, o que muitas vezes, acaba não acontecendo.
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