sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO COMO INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Este artigo relaciona algumas variáveis que envolvem motivação dos indivíduos nos locais de trabalho, juntamente com o incentivo que as organizações oferecem na gestão de inovação de processo e produto. A pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do ramo industrial localizadas em Curitiba/PR. Buscou-se propor soluções às empresas nos aspectos de gestão do processo produtivo, capacitação, pesquisa e desenvolvimento e engenharia (P&D&E). O objetivo principal foi verificar a implementação de um modelo de gestão focado no desenvolvimento das capacidades inovativas das organizações pesquisadas, assim como propor soluções alternativas à criação de um ambiente motivacional propício à inovação.

O diagnóstico realizado demonstrou que as duas organizações, ao adotarem sistemas de gestão fortemente inovativos e priorizarem as áreas de capacitação, tecnologia e inovação de forma exógena e endógena, com base em intensivos e permanentes programas de capacitação de seus empregados, poderão almejar tornar-se competitivas em escala global.


O processo de motivação nos indivíduos se dá de forma intrínseca, em que cada um desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes, reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas, sendo assim, o planejamento estratégico e levantamentos frequentes de clima organizacional são e devem ser excelentes ferramentas de reorganização empresarial. O que distingue empresas inovadoras das demais é que aquelas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de seus colaboradores, transformando-os em competitividade empresarial e não em custos.

Referência:
VOLPATO, M.; CIMBALISTA, S.; O processo de motivação como incentivo à inovação nas organizações; Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.3, p.85-86, set./dez. 2002

2 comentários:

  1. O clima organizacional é reflexo da cultura. É importante que as empresa mensurem como está o clima da sua organização, fazendo um diagnostico de como os membros se sentem e se há algum motivo para a insatisfação. Assim, a empresa poderá focar seus esforços para resolver problemas, às vezes simples, que fazem diferença na produtividade dos colaboradores.

    ResponderExcluir
  2. Boa observação Jéssica. Como você disse, é importante a organização estruturar seus processos visando as necessidades dos funcionários também, o que muitas vezes, acaba não acontecendo.

    ResponderExcluir