sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Motivação no Trabalho

Quando o assunto é motivação no trabalho, muitas pessoas pensam automaticamente nos processos ou programas que são implementados pelas empresas em que atuam. Alguns se sentem satisfeitos com essas ações adotadas pela empresa, mas há quem se mostre insatisfeito e afirma que trabalhar naquela organização não atende às suas expectativas.

Mas, será que os estímulos motivacionais devem partir unicamente das corporações ou colaboradores também precisam fazer a sua parte?

A motivação também parte de dentro para fora de cada pessoa e se isso não ocorre, não adianta ficar frente a pacotes de benefícios atraentes, salários acima da média e programas de qualidade de vida. Todas essas ações parecerão inúteis e sem valor algum, caso a própria pessoa não busque a automotivação.

A felicidade é uma arte que requer muita atenção e somente uma pessoa feliz com aquilo que faz pode ter motivação para cumprir seus objetivos e atingir suas metas pessoais e profissionais.

Motive-se, você pode ser muito feliz!


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Como se manter motivado ?

Segue em anexo um breve vídeo de uma matéria que saiu no site da Exame, mostrando algumas dicas de como manter-se motivado, e a importância dessa motivação para o crescimento profissional.


http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/como-me-manter-motivado-se-so-acumulo-funcoes/

sábado, 22 de agosto de 2015

Motivação no Trabalho: Abordagens Teóricas


O presente artigo fala sobre algumas abordagens teóricas da Motivação no Trabalho. Alguns autores elaboram teorias sobre esse tema, visando identificar fatores que possam contribuir para elaboração de modelos de plano de ação, que possam facilitar as organizações nos processos de tomada de decisão. O artigo consta com uma revisão sobre o tema abordado, baseado em dois modelos teóricos propostos em “teorias de conteúdo” que partem da determinação das necessidades humanas para explicar os fenômenos motivacionais, e “teorias de processo” que focalizam sua atenção nas percepções pessoais de cada indivíduo, relacionadas com o estabelecimento de metas e mecanismos conscientes de tomada de decisões. São expostos fatores sobre cada teoria, e é feita uma análise sobre a abordagem desses temas nas organizações. A leitura desse artigo facilitará a compreensão das demais postagens que serão realizadas ao logo do tempo nesse blog, pois é uma breve introdução sobre o tema principal que estamos discutindo, além de ser uma ótima oportunidade de agregar conhecimento àqueles que ingressarão no mercado de trabalho, evidenciando possíveis fatores que serão vivenciados ao longo de sua jornada de trabalho.
Segue o link do artigo:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicousp/v1n2/a04v1n2.pdf

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A influência da Motivação no Comportamento Organizacional

A motivação é um fator que deve ser analisado constantemente nas organizações que desejam obter sucesso na realização de suas atividades. Ela é um impulso que faz com que as pessoas ajam visando atingir seus objetivos dentro da organização. Com isso, vê-se a necessidade das empresas em desenvolver técnicas que possam despertar o interesse de cada indivíduo, para que o mesmo potencialize ao máximo suas habilidades, podendo assim aumentar sua produtividade, e consequentemente, atingir os resultados almejados pela organização.


Escolhi dissertar sobre a Motivação, pois ela é um tema que me desperta bastante interesse, e creio que pode ser um fator diferencial para o indivíduo que consiga manter-se motivado, não somente na sua vida profissional, como pessoal. Estudar possíveis fatores que potencializam e minimizam a motivação no ambiente de trabalho, é uma forma de adquirir conhecimento sobre esse tema, que é de grande relevância para aqueles que buscam desenvolver essa habilidade no ambiente de trabalho.